A noção primordial da palavra “Público” vem de Audiência. Parte de um encontro de um determinado número de pessoas que usufrui de interesses em comum; nos primórdios o público partia de uma situação de co-presença.
Com a emergência dos meios de comunicação em massa, essa noção de público ganha uma nova configuração: a audiência não precisa necessariamente de uma situação de co-presença para se estabelecer. Os meios de comunicação permitem uma extensão do debate público a locais não simultâneos.
É importante ressaltar que o público se constitui a partir da existência da controvérsia pública, pela existência de um dilema social o moral que tem por objetivo pressionar a sociedade em prol de interesses que é compartilhado pelos indivíduos que compõe aquele grupo.
Para as Relações Públicas podemos considerar como sendo público um grupo (ou grupos) pelo qual a instituição projeta os seus interesses. Da mesma maneira, a instituição espera que esse público projete os seus interesses nela a assim eles possam estabelecer as suas relações cotidianas.
Os públicos podem ser classificados sob diversos critérios, dentre eles: Quanto à localização, quanto ao vínculo com a organização, quanto ao tipo de relacionamento com a organização e quanto à influência daquele grupo em relação à organização.
Tomemos por exemplo a mineradora Vale: ele possui uma diversidade de públicos que possuem interesses diferentes. Os clientes se interessam por informações a respeito dos preços. Os funcionários pela jornada de trabalho, benefícios e salário. Os ambientalistas querem saber se as políticas de preservação ambiental são aplicadas. A comunidade que reside no entorno da mineração que saber se a empresa adota políticas que minimizem suas ações. Ou seja, cada público tem seu interesse em particulares e muita das vezes eles se entrecruzam. Clientes, funcionários, ambientalistas e comunidade são os diferentes públicos da Vale e projetam os seus interesses e esperam uma resposta da mineradora. (A simulação de interesses desses públicos acima foi hipotética, pois os interesses de cada grupo são muito diversificados e não delimitados como os apresentados no exemplo.)
O grande desafio das Relações Públicas e gerenciar a comunicação de uma organização no qual leve em consideração os interesses desses diversos grupos e os interesses projetados pela organização.
Referência Bibliográfica
FRANÇA, Fábio. Conceituação lógica de públicos em relações públicas.
GAIO, Sofia. Perspectivas e contribuições das relações públicas na gestão de marcas corporativas.
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